Barulho faz mal pra saúde?
A resposta é sim. Além de incomodar, o barulho muda nosso metabolismo e gera estresse. Estudos feitos pelo Observatório de Saúde e Ambiente da Andaluzia (OSMAN) apontam que a principal fonte de barulho é o trânsito, com suas buzinas e motores. Já os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos deixam claro que a exposição frequente a certos decibéis pode destruir várias células responsáveis pela audição.
A persistência de sons irritantes nos deixa inquietos, de mau humor e acaba com a nossa concentração em atividades que exigem esforço mental. Os efeitos do ruído na saúde podem causar sérias inflamações das vias nervosas que transportam informações sonoras do ouvido para o cérebro afetando, inclusive, habilidades cognitivas.
Como se não bastasse, o ruído também afeta o sono, podendo interromper a fase de movimento rápido dos olhos (REM), essencial para fixar memórias, recuperar o conhecimento do dia e processar as informações que foram coletadas durante a vigília. Uma deficiência nesta fase de repouso desencadeia problemas de amnésia, distúrbios de aprendizagem, dores de cabeça e até predisposição à obesidade.
O forte impacto do barulho na saúde mental provoca efeitos neurológicos específicos. No local de trabalho, por exemplo. Escritórios com decibéis altos têm menor produtividade de seus funcionários, que perdem a concentração mais rapidamente e memorizam as tarefas com mais dificuldade. Se somarmos o mau desempenho no trabalho com o descanso insuficiente e a irritação sem causa aparente, vem o estresse. E o estresse aumenta o risco de eventos cardiovasculares. Por isso, o físico sofre junto com a mente.
Uma dica para proteger seus ambientes contra barulhos do dia a dia é revestir seus ambientes com forros e/ou painéis acústicos. Além de garantir que o ruído fique do lado de fora, o revestimento pode dar aquele toque de estilo que você procura. Fale com nossa equipe e conheça nossa linha completa de forros acústicos.