Fones de ouvido podem prejudicar a audição.
Eles sempre estiveram presentes em nosso dia a dia. Com a rotina cada vez mais corrida e o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum utilizarmos fones de ouvido conectados ao smartphone. Com eles, ouvimos de tudo. Da playlist ao podcast, do capítulo da série à reunião do trabalho. E quanto mais alto o volume, maior o estrago à nossa audição.
Sim, os fones de ouvido são os grandes vilões quando o assunto é saúde auditiva. O problema é conhecido entre os especialistas como perda auditiva induzida pelo ruído intenso. O simples uso do equipamento já pode prejudicar a audição. Quando o ambiente é barulhento, a tendência é que a pessoa aumente o volume, aumentando também o dano auditivo. Mesmo se ficar dentro do limite de 85 decibéis não é garantia de ficar livre do problema.
Fatores como diabetes, tabagismo, hipertensão e efeitos colaterais de remédios, quando associados ao uso em excesso dos fones de ouvido, podem acelerar o processo de perda da audição.
Por isso, ao menor sinal de que alguma coisa está errada, consulte um especialista. Ele pode solicitar exames para diagnosticar o quadro com precisão e propor o tratamento, caso seja necessário, de acordo com a idade e a condição do paciente. Para conhecimento, cerca de 466 milhões de pessoas sofrem com perda auditiva e até 2050 a expectativa é de que o problema atinja 900 milhões de pessoas em todo o mundo. Os números são Organização Mundial da Saúde (OMS).