Blog

Barulho demais pode doer no coração

Quando o barulho está muito alto a gente costuma dizer que dói no ouvido. Mas você sabia que o excesso de barulho também pode afetar o coração? Pois é. O stress fisiológico gerado pela poluição sonora, principalmente a que é produzida por carros, trens e aviões, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Esses estudos são realizados desde a década de 70, porém, somente nos últimos anos foi comprovada a relação. Segundo a revista científica Nature, o excesso de barulho durante a noite causa a fragmentação do sono e a elevação dos níveis dos hormônios do stress. Isso pode levar a disfunções cardiovasculares, inflamação e hipertensão, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Então qual é o limite adequado para o som? Segundo especialistas, níveis de ruído acima de 70 decibéis já são considerados prejudiciais. Uma conversa normal tem cerca de 60 decibéis, mas o barulho de carro e caminhões gira em torno de 70 dB a 90 dB e o ruído de sirenes e aviões alcança cerca de 120 dB. O mesmo vale para baladas e shows.

Compartilhe:


WhatsApp